sábado, 24 de março de 2012

Alianças No Namoro

Alianças de compromisso - par Alianças de compromisso - especiaisAlianças de compromissoAlianças de compromisso

As alianças tem uma história interessante. A começar pelo próprio ritual de casamento, que existiu na maior parte das civilizações humanas e que tem características singulares por vários povos que tinham a sua maneira de afirmar o matrimônio. As alianças seriam uma herança da cultura greco-romana, que tem explicação dúbia: enquanto pode-se afirmar que existia uma crença de que uma veia diretamente ligada ao coração passava pelo dedo anelar, a aliança servia também para que o homem demarcasse sua noiva como propriedade. Algo que, sim, serve até hoje para avisar “tira o olho, rapá!”.
Com o passar do tempo, porém, a aliança passou a simbolizar a união de um casal, para que sempre prezassem pela fidelidade e por outros valores para este sacramento da Igreja Católica. Tal cultura chegou aos dias de hoje, mas com diversos significados, principalmente depois que os valores da sociedade passaram a admirar o casamento por amor. Ou seja: a aliança passa a ser um símbolo de que se está com uma pessoa por opção, e isto acontece porque estas pessoas se amam.
É fato que eu já ouvi diversas versões sobre o uso ou não de alianças em um namoro, costumeiro aqui pelas bandas brasileiras. Se você se sente seguro de demonstrar que o namoro é sério, está bacana e que você quer que esta pessoa compartilhe este amor que você sente e que ela sente por você, vá em frente. Pode ser que o namoro um dia acabe, posto que o amor é chama. Mas por que não sinalizar que vocês desejam que o amor seja infinito enquanto dure (e lá vou eu cometer este clichê de citar Vinicius)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário