sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Rubelitas


Na Natureza, encontramos turmalinas em quase todas as cores do arco-íris: vermelho, azul, amarelo, verde…Geralmente, elas são nomeadas de acordo com a sua cor como, por exemplo, turmalina verde ou turmalina vermelha. Alguns exemplares no entanto, receberam nomes especiais, como é o caso da rubelita.Essa gema preciosa é uma turmalina com nuances que vão desde o rosa alaranjado até o vermelho intenso, e o seu nome deriva do Latim rubellus, que significa avermelhado.
rubelita-2
Mas não são todas as turmalinas rosas e vermelhas que podem ser chamadas de rubelita! Para definir como a pedra será nomeada, deve-se observar seu comportamento na presença da luz do Sol e de luz artificial.Se apresentar manchas amarronzadas ao ser exposta a uma fonte de luz, ela será classificada como turmalina vermelha ou rosa, de acordo com a sua cor. Mas se ela não demonstrar alteração na tonalidade, será uma rubelita.Em algumas pedras, a presença de inclusões gasosas e líquidas é um dos aspectos que as caracterizam, contribuindo para sua beleza e identidade. Na rubelita, desde que não atrapalhem a passagem de luz, elas são muito apreciadas, pois contribuem para a sua aparência singular.
VOGUE-HS-2012-FINAL_Page_30
O responsável pelo surgimento dessas inclusões é o elemento químico Manganês, que além de determinar a cor desse tipo de turmalina, faz com que durante o crescimento do cristal surjam fissuras internas. Quanto mais Manganês presente em sua estrutura, mais fissuras e mais escura a rubelita será, portanto é extremamente difícil de se encontrar espécimes com cor forte sem nenhuma inclusão.As maiores minas de rubelita estão localizadas no Brasil, Madagascar, Moçambique, Paquistão e Nigéria e exemplares rosa shock são característicos de uma mina localizada na Califórnia, Estados Unidos.
Brincos-Nature
Associada à sedução e ao amor, a cor desse tipo de turmalina certamente é uma das preferidas dos casais apaixonados. Quando aliada ao brilho do ouro branco e diamantes, sua beleza é ainda mais destacada, assim como a da mulher que usa joias com rubelitas.
Colar-Rubelita

Nenhum comentário:

Postar um comentário